<span class="bn">Caminhos de Santiago no Brasil: interfaces entre turismo e religião</span><span class="as">Carlos Alberto Steil <br>Sandra de Sá Carneiro [org.]</span>

Código: 9788577400942
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TÍTULO:

Caminhos de Santiago no Brasil:
interfaces entre turismo e religião

RESUMO:

Autor(Carlos Alberto Steil
Sandra de Sá Carneiro [org.])
Coedição Faperj
ISBN 978-85-7740-094-2
2011, 1ª edição, 240 p., 14 x 21 cm


DESCRIÇÃO:

Reunindo instigantes análises sobre peregrinações contemporâneas, Carlos Steil e Sandra de Sá Carneiro organizaram um rico painel sobre a configuração atual do campo religioso brasileiro. Como o leitor poderá apreciar nos diferentes artigos desta coletânea, os fenômenos observados em terras brasileiras fazem parte de um movimento de revitalização das peregrinações cristãs de escopo internacional, cuja referência mais (re)conhecida é o Caminho de Santiago de Compostela na Espanha. Nestas peregrinações se combinam elementos de religiões tradicionais com novas expressões religiosas já classificadas na literatura especializada como religiões do self ou espiritualidades Nova Era, onde certamente está reservado um lugar de destaque para a ecologia, para os valores ambientais e para o contato direto com a natureza.

Por outro lado, em sua territorialidade, os caminhos nacionais aqui estudados também revelam – nos corpos e nas paisagens – as marcas da história e da cultura brasileira. Utopias de nossa terra "sem males", reduções jesuíticas, guerras guaraníticas, migração italiana no sul do país, Nossa Senhora da Aparecida e Padre Donizette – entre outros – estão presentes na memória, nos mitos, nas narrativas constitutivas da nação e de sua religiosidade.

O enfoque etnográfico e a abordagem comparativa, predominates neste livro, permitiram captar o jogo vivo entre repertórios culturais globais e locais que se movimentam tanto entre espaços geográficos quanto nas páginas da Internet. Por tudo isto, tornam-se campos propícios para formular novas perguntas que ultrapassem as clássicas dicotomias presentes nas teorias sobre as relações entre religião e sociedade, entre o sagrado e o profano, entre religião e mercado, e também sobre a tão discutida distinção entre objetos e sujeitos da investigação.

Se é verdade que transformações significativas ocorrem no âmbito das peregrinações quando elas se fazem por meio de múltiplos mediadores – religiosos ou seculares –, quando incorporam o turismo, o lazer, o consumo e o marketing como o ambiente e condição para a experiència do sagrado, para além de apreender sincretismos, hibridismos e fronteiras porosas, talvez seja preciso ir mais fundo na busca de aportes teóricos para compreender o significado da dimensão religiosa na vida social do século XXI. Neste sentido, este livro chega em boa hora. — Regina Novaes

 

Textos de

Bruno Ribeiro Marques | Carlos Alberto Steil | Guilherme Amaral Luz | Haudrey Germiniani Calvelli | Leide Bela B. Anália da Costa | Oswaldo Giovannini Júnior | Sandra de Sá Carneiro | Thais Vanessa Salvador

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